Cirurgia Plástica Ocular - Blefaroplastia

O que é a Cirurgia das Pálpebras (Blefaroplastia)?

Também conhecida como blefaroplastia, a cirurgia de pálpebra melhora a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores, ou de ambas. A cirurgia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.

Condições Tratáveis

• Excesso de depósito de gordura que aparece como inchaço nas pálpebras superiors;

• Pele frouxa ou flacidez que cria dobras ou incomoda o contorno natural da pálpebra superior, às vezes, prejudicando a visão;

• Excesso de pele e rugas finas na pálpebra inferior;

• Bolsas sob os olhos;

• Queda das pálpebras inferiores.

A Cirurgia de Blefaroplastia é indicada para mim?

A blefaroplastia é geralmente realizada em homens e mulheres adultos que têm tecido facial e músculos saudáveis, com metas realistas sobre a cirurgia.

Informe ao seu médico seus problemas de saúde

• Doenças nos olhos tais como glaucoma, olho seco ou descolamento de retina;

• Distúrbios da tireóide, tal como a disfunção de Graves, e hipo ou hipertireoidismo;

• Doenças cardiovasculares, pressão alta ou demais problemas circulatórios ou diabetes.

O que se esperar da Cirurgia de Palpebra?

O sucesso e a segurança do procedimento cirúrgico dependem de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.

Esteja preparado para discutir

• A razão pela qual quer se submeter à cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado;

• Condições médicas, alergias medicamentosas anteriores e tratamentos médicos prévios;

• Uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas;

• Cirurgias prévias.

O cirurgião também poderá

• Avaliar seu estado geral de saúde e todas as condições pré-existentes de saúde ou fatores de risco;

• Tirar fotos para seu prontuário médico;

• Discutir suas opções e recomendar um tratamento;

• Discutir prováveis resultados da cirurgia e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

Preparando-se para a cirurgia de pálpebra

Previamente à cirurgia, pode ser necessário:

• Fazer exames de laboratório ou avaliação médica;

• Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais;

• Parar de fumar bem antes da cirurgia;

• Evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.

Você vai precisar de ajuda

Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe e fique com você, pelo menos, a primeira noite, após a cirurgia.

Etapas do procedimento

O que acontece durante a cirurgia?

Etapa 1 - Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

Etapa 2 - Incisão

As linhas de incisão da cirurgia de pálpebra são planejadas para deixar as cicatrizes bem escondidas dentro das estruturas naturais da região das pálpebras. A queda da pálpebra superior pode ser corrigida através de uma incisão na prega da pálpebra superior, permitindo o reposicionamento dos depósitos de gordura, a contração dos músculos e dos tecidos, e/ou a remoção do excesso de pele. A pálpebra inferior pode ser corrigida com uma incisão logo abaixo da linha inferior do cílio. Através desta incisão, o excesso de pele nas pálpebras inferiores é removido. Uma incisão transconjuntival, ocultada dentro da pálpebra inferior, é uma técnica alternativa para corrigir imperfeições da pálpebra inferior e redistribuir ou remover o excesso de gordura.

Etapa 3 - Fechando as incisões

Incisões na pálpebra normalmente são fechadas com:

• Suturas removíveis ou absorvíveis;

• Adesivos de pele.

Riscos e Informações de segurança

A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é você quem terá de decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e complicações potenciais da blefaroplastia são aceitáveis. O cirurgião plástico e/ou assistentes irão explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

Possíveis Riscos da cirurgia

• Cicatrizes desfavoráveis;

• Visão embaçada ou temporariamente prejudicada;

• Olhos secos;

• Dificuldade de fechar seus olhos;

• Sangramento (hematoma);

• Má cicatrização;

• Infecção;

• Acúmulo de líquido (seroma);

• Dormência e outras alterações na sensibilidade da pele;

• Riscos anestésicos;

• Disfunção na pálpebra envolvendo posição anormal das pálpebras superiores (ptose palpebral), pele solta da pálpebra, ou frouxidão anormal da pálpebra inferior (ectrópio), podendo coexistir com flacidez da testa e das estruturas da sobrancelha; a cirurgia de lift da sobrancelha não corrigirá estas disfunções; cirurgia adicional pode ser necessária;

• Dor, que pode perdurar;

• Descoloração da pele e inchaço;

• Fios de suturas podem, espontaneamente, emergir na pele, tornam-se visíveis ou produzir irritação que exijam sua remoção;

• Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares;

• Possibilidade de cirurgia revisional;

• Perda de visão.

Resultados da Blefaroplastia

Os resultados finais da cirurgia da pálpebra (blefaroplastia) aparecerão dentro de algumas semanas, mas, pode levar até um ano para as linhas de incisão refinarem totalmente. Embora a cirurgia da pálpebra possa corrigir determinadas condições permanentemente, há o envelhecimento natural. Ao longo da vida, é preciso que haja proteção solar adequada para ajudar a manter os resultados.