Cirurgia de Tumores Oculares

O que são tumores oculares de superfície?

Existem tumores que afetam a superfície do olho, geralmente são carcinomas espino celulares e melanomas, como os que podem acometer a pele. Eles podem aparecer na conjuntiva ou córnea causando olho vermelho que não melhora, aumento da pigmentação da conjuntiva (parte branca do olho), baixa de visão ou dor. Estes tumores devem ser removidos para evitar que penetrem no olho ou se espalhem pelos vasos linfáticos. Neste caso é feita uma cirurgia na superfície do olho.Também pode ser realizado tratamento complementar com quimioterápicos em colírio, que ajudam a destruir as células tumorais.

Como é o tratamento de um tumor intra ocular?

Existem tumores que acometem as estrutiras mais internas do olho, são os tumores intra oculares. O tratamento depende de alguns fatores como o tipo de tumor, e do estágio em que a doença é diagnosticada. O tratamento do tumor dentro do olho pode ou não ser acompanhado de quimioterapia sistêmica (pela veia).

O tratamento local pode ser realizado com aplicação de laser, crioterapia (congelamento dos tumores), placa de radioterapia ou cirurgia (enucleação ? retirada do globo ocular). Em caso de tumores bilaterais, de doença avançada ou de características de alto risco observadas na histologia pós enucleação pode ser necessário fazer quimioterapia.

Sendo assim, o sucesso no tratamento dos tumores depende do diagnóstico precoce. Qualquer criança com reflexo branco das pupilas, estrabismo ou qualquer outro sinal de anormalidade ocular deve ser examinada por um oftalmologista e realizar exame de fundo de olho com as pupilas dilatadas.