Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Procedimentos Cirúrgicos

Cirurgia de Tumores Palpebrais

O que são tumores palpebrais?

Os tumores das pálpebras são proliferações celulares anômalas, especialmente visíveis por estarem situados na face. O seu diagnóstico pode ser feito pelo médico de família, pelo dermatologista, pelo cirurgião plástico ou pelo oftalmologista, contudo o seu tratamento deve sempre passar pelo oftalmologista familiarizado com este tipo de tumores, uma vez que as pálpebras são as principais estruturas de proteção do globo ocular.

Os tumores das pálpebras representam um sério problema da patologia oftalmológica pela sua repercussão na vida e na visão dos doentes.

Quais os tipos de tumores palpebrais?

  • Benignos: os mais frequentes;
     
  • Malignos: carcinoma baso-celular é o tumor maligno mais frequente das pálpebras (90% dos casos).
     

Como é o tratamento dos tumores palpebrais?

Os tipos de tratamento variam de acordo com o tipo, a localização e a extensão do tumor, e incluem a cirurgia, a radioterapia, a crioterapia, entre outros. A dificuldade de erradicar um tumor deixando o doente com pálpebras funcionantes e com um adequado grau de cosmética é o principal problema da cirurgia oncológica palpebral. A reconstrução de uma pálpebra será sempre mais fácil quanto menor for o defeito criado na extirpação.