Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Procedimentos Cirúrgicos

Cirurgia de Catarata

O que é Catarata?

A catarata é uma doença dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes , uveítes, e uso de medicamentos, dentre outros. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal. É uma doença conhecida há séculos, e sua cirurgia já é realizada desde então.

Atualmente, a técnica cirúrgica mais moderna para o tratamento da catarata consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado Faco-emulsificação, e posterior implante de uma lente intra-ocular. A evolução da técnica permite hoje incisões muito pequenas, entre 2 e 3 milímetros, o que dispensa a necessidade de sutura e possibilita que o paciente seja submetido à cirurgia de catarata com anestesia tópica (apenas colírios), saindo da sala de cirurgia já enxergando, com uma visão bem próxima da visão esperada, a qual costuma ocorrer em cerca de 1 mês após a cirurgia catarata.

Como é a Cirurgia Catarata (Facoemulsificação)?

Ocorreram grandes avanços na cirurgia de catarata. Todos os anos, milhões de pessoas submetem-se a este tipo de procedimento para melhorar a visão, obtendo excelentes resultados. A remoção da Catarata é um tratamento rápido, porém muito delicado. Atualmente existe um elevado grau de recuperação visual com segurança devido ao dispendioso treinamento dos oftalmologistas e do grande avanço tecnológico dos aparelhos de facoemulsificação e das lentes intra oculares.

Uma minúscula incisão é feita no olho. Através dessa incisão, o cirurgião introduz um instrumento, aproximadamente do tamanho de uma ponta de caneta para diluir e aspirar seu cristalino embaçado. Uma vez que o cristalino foi removido, o próximo passo é substituí-lo. Ou seja, implantar uma lente artificial, que funcionará como seu próprio cristalino natural. Esta lente artificial é chamada de lente intraocular ou LIO.